Volcano Experiment
16/04/2019

Ter um aprendizado bilíngue é imergir na cultura que aquele idioma carrega. E, para ter esse conhecimento aprofundado, os alunos do Projeto Bilíngue, todos os anos estudam a cultura da cidade que dá nome à sua turma. Este ano, fazendo parte da Unit of Work: Up and Way – Flying to Auckland, os alunos pesquisaram sobre os vulcões presentes na cidade e acompanharam a simulação de um vulcão em erupção. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos construam sentidos para suas aprendizagens na segunda língua.

Utilizando diariamente os Personal Goals sugeridos pelo IPC – International Primary Curriculum, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diversos significados. Vinagre, detergente e corante formavam a lava colorida e, através da cooperation, cada criança adicionou um ingrediente diferente para realizar a reação. Fazendo de inquiry, os alunos descobriram como a reação química daqueles componentes acontecia e que a cidade que eles representavam era famosa pelos seus campos de vulcões. A turma, cujos alunos têm de 4 a 5 anos, relata: “Put a little bit of food coloring (red, green, purple, dark blue…), a lot of vinegar, a little bit of bicarbonate, a little bit of detergent (parece olive oil!) and volcano toy!”.

A atividade faz parte dos Personal Goals, que permeiam e complementam a construção das relações e aprendizagens dos alunos. Joaquim finaliza: “Eu senti burning hot quando eu encostei na lava!”.