Viajantes no tempo
21/05/2018

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental pegaram uma máquina do tempo para viajar milênios a fim de conhecerem os maiores cientistas que a Terra já teve. No caminho entre Grécia, Paris e Estados Unidos estavam Hypácia de Mileto, Leonardo da Vinci e Carl Sagan, que lhes concederam entrevistas contando suas maiores experiências. Como parte do Projeto Literário, a viagem no tempo foi inspirada pela leitura do livro “Máquina do Tempo”, de W. G. Wells. O projeto é interdisciplinar, alia as disciplinas de Português, com o professor Tigran Magnelli, e Física, com a professora Renata Franco, em um trabalho lúdico que estimula a experimentação e a descoberta.

Relatando cada detalhe em seu diário de bordo, os alunos retornaram ao presente empolgados com cada descoberta. A atividade buscava aproximar o aluno dos pilares da ciência de modo profundo e descontraído, possibilitando maior fixação e interesse pelo conteúdo.

A aluna Luiza Castro, da 9M1, entrevistou Leonardo da Vinci: “O meu tio me deu um livro com a biografia dele e, conforme fui lendo, acabei criando muita afinidade pelas suas criações”. Luiza conta que, a partir disso, só queria saber no que ele pensava quando criava e do que mais gostava: “Nesse projeto, eu acabei descobrindo coisas que nem no livro eu havia visto”.

Isabel Lopes, da 9M2, deu um salto temporal ainda maior. A aluna escolheu entrevistar Hypácia de Mileto, mulher grega de 480 a.C. que já defendia, naquela época, questões revolucionárias: “Ela acreditava que era importante usar mais a razão do que a força, criticava a falta de liberdade de expressão e também dava aulas a muitas mulheres, o que era proibido na época”, conta Isabel, que se surpreende com a contemporaneidade dos temas: “Se em 480 a.C. já tínhamos os relatos desses problemas, no século XXI já era para estar melhor”.