Um olhar tecnológico
27/02/2019

Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampas. Os biomas brasileiros guardam segredos e belezas incríveis. Para mergulhar a fundo nesse estudo de Ciências, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental usaram a tecnologia dos satélites e mapeamento. Nas aulas de informática todos acessaram o Google Earth para ver e explorar as vegetações do Brasil. Desde o encontro das águas, na Amazônia, até a clara degradação do bioma da Mata Atlântica, os alunos puderam conhecer e repensar as riquezas do nosso país.

Durante a atividade, os alunos puderam escolher o bioma que gostariam de se aprofundar. Utilizando a ferramenta do Google, eles observaram as características e o processo de degradação do bioma escolhido, adentrando-o como um verdadeiro explorador. A proposta busca unir novas ferramentas tecnológicas com metodologias ativas possibilitando que o aluno amplie seu campo de aprendizagem, atuando como agente principal de seu desenvolvimento.

Após as observações via satélite, preocupações foram surgindo quanto a vegetação e indústria madeireira. Assim, propostas de combate à degradação do meio ambiente surgiram nas aulas de Robótica. Nela, os alunos aprenderam sobre a vegetação e indústria madeireira e construíram um protótipo de robô que auxiliaria na diminuição da degradação dos biomas.

Os alunos Juliana Concidera, Manuela Mainier, João Marcelo do Amaral e Pietro José Jatobá, da 5T3, que construíram um “carro teleférico”, contam: “O teleférico seria uma boa opção para parar o desmatamento. Ele substituiria os carros, evitando a derrubada de árvores para a construção de ruas e avenidas. Ele poderia transportar pessoas sob a água e seria movido a energia solar. A nossa ideia além de não poluir, ajuda no dia a dia”.