Um mundo de aprendizados
08/02/2019

Conhecer um novo país, uma nova cultura e novas formas de aprender, são algumas das possibilidades encontradas em um intercâmbio. A troca de experiências obtida na viagem e as novas descobertas fazem com que o mundo se torne uma sala de aula. Por isso, os alunos Amanda Stefanelli e Maria Vilas-Boas, do 9º ano, e Gabriel Dutra e Felipe Vassalo, da 2ª série do Ensino Médio, no fim de janeiro voaram até Singapura, na Ásia, para um intercâmbio acadêmico em nossa escola-irmã da Cognita, a Stamford American International School.

Amanda, Maria, Gabriel e Felipe viajaram acompanhados do Vice-diretor da unidade de Ensinos Fundamental e Médio, José Antônio Júnior, de mais nove alunos de nossa também escola-irmã, PlayPen, da professora, Anabel Brito e de um representante da COGNITA Chile. Os nossos intercambistas tiveram como “guias especiais” alunos da Stanford, que os acompanharam na rotina de aulas, apresentando cada setor da escola.

O Vice-diretor, Júnior, comenta: “Foi um passeio muito interessante porque eles tiveram contato com uma cultura muito diferente da nossa. Singapura é um país do tamanho de uma cidade, você o cruza em 30 minutos de carro. Ele é conhecido por ter um mercado muito otimizado, com muita gente de fora. Foi uma experiência pluricultural de grande relevância para os alunos”.

O intercâmbio também contou com passeios por Singapura. Idas ao Bairro Chinês, ao Bairro Indiano e a templos budistas. A aluna Amanda Stefanelli, relembra: “Lá tem gente de todos os lugares do mundo. Eu fiz amizade com gente da Coreia, da Espanha, da França e da Austrália, foi muito legal. Eu aprendi tanta coisa com o intercâmbio que não consigo separar uma única para resumir a experiência. Tudo o que fizemos foi incrível.”

#MuitoMaisFormação

Além de muito aprendizado para os alunos, o Vice-diretor José Antônio Júnior, do GayLussac, e a professora de Inglês Anabel Brito, da PlayPen, participaram de uma Troca de Boas Práticas com as escolas Stamford American International School e Australian International School, em Singapura.

Nela, puderam assistir a aulas, aprender sobre os programas pedagógicos desenvolvidos pelas escolas, conhecer as metodologias específicas de cada uma e também apresentar o trabalho educacional que realizamos aqui no Brasil. José Antônio Júnior conta: “Nós marcamos um gol e acreditamos que esse projeto vai se concretizar como um grande projeto de Ensino Médio no GayLussac”.