Tecendo o fio do aprendizado
18/04/2017

O Projeto Integração 2017 se inspirou na poesia de Bartolomeu Campos de Queirós “A vida é um fio, a memória seu novelo” para desfiar um carretel de lembranças através de atividades lúdicas e interativas, em um grande e sensível evento que abriu as portas da escola para pais do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ao tratar das memórias afetivas foram resgatadas brincadeiras de antigamente, narrativas de vida e lugares de memória da cidade. Dessa forma, as famílias vivenciavam propostas pedagógicas atuais atreladas as suas próprias memórias. O projeto permitiu que os pais conhecessem de perto o processo de ensino-aprendizagem da escola.

Os visitantes foram recebidos  com um gigante tear de tricô que entrelaçava palavras e formava um portal de entrada nesse universo afetivo de recordações.  Nas salas e pelo pátio, as atividades propostas recorriam a apelos sensoriais, criando um clima intimista de muita troca e engajamento de professores e alunos.  A Coordenadora Pedagógica, Renata Pestana, explica: “O evento trouxe atividades criativas ligadas ao cotidiano das crianças, sendo uma bela oportunidade dos pais experimentarem o aprendizado dos filhos na escola”.

No pátio, a atividade “Movidos pelas Sensações” liderada pelas professoras do Maternal ao Jardim 1 convidava as crianças a uma experiência sensório-motora. Os pequenos eram convidados a percorrer todo um circuito de pequenas aventuras, lançando bolas, sentindo superfícies ásperas e cheiros diferentes, pulando obstáculos e produzindo sons feitos com objetos de sucatas.

A festa estava tão boa que a Emília, do Pica-pau Amarelo esteve presente com sua Canastrinha, contando todas as recordações que guardava ali dentro e convidando os presentes a fazerem suas próprias canastrinhas bem coloridas. Foi a oficina “Caixa de Memórias”, do Jardim 2.

Os alunos do 4º ano convidaram os pais e demais presentes para um super-trunfo, onde quem ganhava era quem mais conhecia os bairros de Niterói. Já o 5º ano apresentou “Cortes e Recortes da Nossa História”, que recebia os pais com um grande café colonial, com rapadura, cana de açúcar, guaraná, café, bolos e pães, colocando os alunos como protagonistas que apresentavam todo conhecimento.

A linguagem teatral foi trazida pelo 3º ano, que se inspirou no livro lido em sala de aula “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, com uma proposta de envolver os visitantes em atividades manuais com materiais recicláveis, confeccionando potinhos de memórias e integrando um ambiente intimista a um momento lúdico. Já o 2º ano relembrou o “Tempo de Escola” de pais e alunos, com fotos e objetos, convidando os presentes a elaborar desenhos representativos dessas memórias.

Os pais ficaram muito mobilizados. Cláudia Longo, mãe do Vitor do 3º ano e da Giovanna, do 5º ano, observa: “Foi uma maravilhosa interface entre a proposta pedagógica e o cotidiano das pessoas. As atividades estavam superinteressantes e o tema foi muito escolhido”. Já Silvana Feres, mãe do Leonardo, do 5º ano, e do Thiago, do 3º ano, nota: “Sempre gosto desses encontros, pois podemos acompanhar o trabalho desenvolvido pelas crianças, tanto da parte cognitiva quanto da parte lúdica”.