Semana Steam 2022
06/11/2023

Dos dias 12 a 17 de setembro, nossos alunos do 6º ano à 3ª série estavam envolvidos na Semana Steam. A metodologia integra saberes de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e é uma abordagem de ensino globalizadora que estimula a investigação e a inovação.

Como parte da Semana Steam, recebemos convidados especiais para palestras e conversas com os alunos. O 6º ano se surpreendeu com os “Truques e mistérios matemáticos” do nosso Orientador de Matemática, Ricardo Viz, e as turmas do 8º ano descobriram “Como se faz para trabalhar na indústria de Games?”, com o prof. Esteban Walter Gonzalez (UFF). O 9º ano recebeu o artista Rafael Turatti, com a palestra “Arte, Luz e Forma”, e os alunos do Ensino Médio assistiram a palestra “A medicina frente aos avanços tecnológicos do século XXI”, com o Dr. Cláudio Tinoco (UFF) e “Física e Artes: conexões e inspirações”, com o prof. Lucas Sigaud (UFF).

“Eu adorei aprender novas técnicas de matemática”, contou a aluna Sofia, da 6M3. O professor Victor Ferrari conta que “os alunos gostaram muito de conversar com eles e perguntar sobre desenvolvimento de jogos, por exemplo. Por meio das palestras, eles vão além do aprendizado cotidiano, conhecendo mais sobre o próprio ambiente acadêmico”.

As alunas Ana Clara e Raissa, da 1M2, contam: “Na palestra entendemos que existem outras áreas na medicina, e é muito interessante saber que existe um leque de profissões”. Já o aluno João, da 2M1, afirmou: “A conexão feita entre as áreas de humanas e exatas feita pelo professor Lucas foi excelente. Acho muito importante a relação entre os conteúdos e a aplicação na vida real”.

steam
Palestra do Aramista Rafael Turatti

Alunos no pódio!

O segundo dia da semana STEAM foi marcada pela entrega de medalhas aos alunos participantes de olimpíadas externas, que realizaram as provas entre Setembro de 2021 e setembro deste ano. Foram 197 medalhas sendo elas: 170 na Prova Canguru; 15 homenagens entre medalhas e menções na OBMEP e 12 medalhas na OBA. Devido ao número recorde, foram realizadas 3 sessões, onde alunos do 6° ano do Ensino Fundamental I à 3ª série estiveram presentes, além de ex-alunos, hoje são universitários.

Na abertura, o orientador de Matemática Ricardo Viz afirmou: “O Instituto GayLussac mostra que nessa instituição os resultados são sólidos e o ensino é qualificado, o que ratifica sua posição no ranking de Matemática das escolas brasileiras no ENEM, estando sempre em 1º lugar em Niterói e ocupando posições de destaque no Estado e no país. É importante destacar que não temos uma preparação especial para essas provas: os resultados são frutos de uma aprendizagem global e sem distinção entre os nossos alunos, tratando a Matemática como uma linguagem que busca dar conta dos aspectos reais e que é instrumento formal de expressão e comunicação para diversas áreas”.

steam

Parabenizamos a todos os medalhistas. Estamos orgulhosos!

Mostra de Trabalhos Steam

Inspirado pelo movimento Maker – a famosa cultura do “Do-It-Yourself”, que agrega saberes de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM (do inglês Technology, Science, Engineering, Arts and Maths), é uma abordagem de ensino globalizador que estimula a investigação e inovação, ampliando o modo de enxergar o mundo. Assim, nossos alunos anualmente montam uma mostra de trabalhos Steam e toda a comunidade escolar é convidada para conhecer projetos sustentáveis, multiculturais, repletos de inovação e tecnologia.

Dentre dezenas de trabalhos, o Clube de Robótica trouxe seu Smart Car para exibição e o Itinerário Steam abriu as portas do Centro de Inovação e Tecnologia para que os convidados pudessem conhecer os trabalhos feitos durante o ano, entre eles: a Estação Meteorológica, e alguns esboços de projetos futuros. “Nosso intuito é aplicar todas as áreas do Steam e trabalhar com isso. Ano que vem voltaremos a competir, aqui é só uma mostra do que estamos fazendo durante as aulas”, explica o professor Victor Ferrari.

Para quem está chegando agora, é um ótimo jeito de conhecer melhor a potência de ensino que temos no GayLussac, como explica Ana, mãe do Leonardo Queiroz da 2M3: “Eu aprendi muito. Sou ciclista e em um dos projetos aprendi que estava usando o capacete errado. Já vou trocar o meu! Incrível ver os alunos tão entusiasmados, é o primeiro ano do meu filho aqui e eu vejo a diferença, ele se dedicou muito. Quem não veio, vai se arrepender”!

“Nos dividimos em grupo e fizemos um ótimo trabalho em equipe. A construção do projeto em si não foi difícil, aqui no GayLussac temos todo o maquinário” contaram Vitor e Leonardo, da 1M1. “Aprendemos o conteúdo do nosso trabalho nas aulas da professora Lana. É muito divertido saber que podemos estudar e nos divertir ao mesmo tempo” completaram Maria Sofia e Marina, da 6M4.

steam

Agradecemos a presença de todos e parabenizamos o empenho e trabalho duro dos nossos alunos. Ano que vem tem mais.