A leitura sempre foi uma das mais poderosas fontes de transformação das opiniões, capaz de estimular a criatividade e o pensamento crítico de todos que embarcam no mundo das palavras. Em agosto, dentro das comemorações do aniversário de 62 anos do GayLussac, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio puderam experimentar o universo literário através de diversas atividades espalhadas pela escola. Além disso, houve interação entre os anos e diversas exposições artísticas para complementar o ambiente cultural.
Logo na entrada da escola, os alunos foram recebidos pela “Botica da alma”, uma exposição de poesias em frascos de remédios para serem lidas por qualquer um que passasse por ali. A mãe do professor Rodolfo Cagliari, Leda Ana Cagliari deixou um bilhete elogiando a iniciativa: “Quando dei de cara com a Farmácia da Alma, ratifiquei todo o meu pensar. A vida é bonita, que vocês possam ter a convicção no coração! Amei a Farmácia”.
Além disso, uma mostra de autobiografias, gênero estudado nas aulas de Produção Textual do 6º ano, combinadas com autorretratos cubistas da aula de Arte. Nossa Bibliotecária, Tânia Basto, participou de um momento muito especial com declamação de poesias, prática cada vez mais rara nos dias atuais.
As disciplinas de Inglês e Espanhol não ficaram de fora dos eventos. No 6º ano, os alunos fizeram apresentações sobre os pontos turísticos da Argentina e o 8º ano produziu estandartes sobre diversos ritmos latinos. Os trabalhos na língua inglesa envolveram a criação de pôsteres sobre bullying e uma linha do tempo sobre moda, estilo e aparência através das décadas, além de muitas outras atividades.
A Coordenadora do 7º ao 9º ano, Marília Cerqueira conta: “A ideia da Semana Literária era propor atividades diferentes, que normalmente não seriam possíveis, e tornar as propostas de literatura mais visíveis”. E completa: “A Semana foi espontânea, as atividades foram acontecendo e o resultado foi muito prazeroso. Resgatamos uma forma de ver a música, a poesia e a literatura que, muitas vezes, fica em segundo plano”.
As trocas entre turmas e anos distintos também marcaram presença. Alunos do 6º ano deram sugestões de leitura para o 5º ano e alunos da turma 3M3 visitaram o 6º ano na atividade “Conversando sobre Brás Cubas”. Enquanto isso, o 7º, 8º e 9º ano se envolveram em uma partida de jogos de tabuleiro sobre Julio Verne e também com jogos gramaticais. Também aconteceram apresentações teatrais: a 2ª série do Ensino Médio assistiu o 7º ano adaptar Dom Quixote e a 1ª série encenou O Auto da Compadecida para o 9º ano.
Além disso, os alunos do 8º ano e da 3ª série puderam assistir ao espetáculo “Te Conto em Cena”, que apresenta contos de Machado de Assis em forma de esquetes teatrais. Outra proposta envolveu o “esquecimento” de livros. Uma caixa foi deixada na entrada da escola e os alunos poderiam “esquecer” um livro e pegar outro que alguém tivesse deixado ali. A iniciativa valoriza a troca de livros e a integração entre os alunos.
No meio de toda essa festa não poderia faltar nosso tradicional Concurso de Crônicas! Os alunos do 9º ano escreveram crônicas sobre temas como a música, o universo do próprio quarto, as Olimpíadas e Paralimpíadas e desastres ambientais. Em seguida, passaram por um processo de seleção que elencou os seis melhores textos. O Teatro GayLussac recebeu os pais dos vencedores e os trabalhos escolhidos foram lidos por outros alunos em uma manhã de muita literatura e cultura.