Se ligue em você!
18/04/2019

Na entrada, um caminho sensorial para andar descalço sobre folhas, pedrinhas e grama, já convidava a mergulhar em um universo de relaxamento e contato com a natureza. O Projeto Integração deste ano teve como mote o Bem-Estar em família. Todas as atividades dispostas em diferentes espaços da escola evocavam essa conexão fina entre natureza, corpo e mente, integrando pais e filhos em um ambiente de convivência e união. Colocar as mãos na terra e fazer uma obra coletiva, montar um filtro dos sonhos, mexer o corpo ao som da música, colocar as famílias para fazer Mindfulness juntas, costurar cantigas, fazendo releituras de contos de fadas e viajar em uma atividade dos sentidos, fizeram parte desse grande dia.


De todas as atividades desenvolvidas, a que uniu a escola em prol de um objetivo comum estava no Ateliê do Bem-estar Solidário. Neste, cada família pôde montar um kit de higiene que será doado à Turma da Sopa e aos desabrigados da Comunidade do Cavalão, e escrever uma mensagem a quem irá receber a doação.

 

Colocar a mão na massa e imprimir a criatividade na argila, foi a proposta da atividade Cerâmica Viva. Paula Jardim, mãe do Lucas da 4T4, conta: “Este é um momento em família em que podemos nos conectar com a natureza, através de algo bem simples. A correria do dia a dia as vezes nos deixa um pouco fora das vivências que nossos filhos estão experimentando, o Projeto Integração nos permite resgatar essa relação”.

Na sala do 3º ano, a proposta do Fio a fio foi resgatar a cultura indígena através da confecção de filtros dos sonhos: “Ao trabalharmos com o bairro de São Francisco, as crianças descobrem que as ruas possuem nomes indígenas, por ter sido fundada por nativos. Como só respeitamos o que conhecemos, a ideia é aprofundar o aprendizado na cultura indígena”, explica a professora Andrea Ferrassoli.

Musicando foi a atividade do Jardim 2, que estimulava a conexão corpo e mente por meio da música e terminava com a dinâmica do abraço.

O Mãos na terra do 1º ano do Ensino Fundamental estimulava que os pequenos colocassem suas mãos em diferentes tipos de terras. Assim, os alunos descobriram diversas cores e texturas da terra, confeccionando uma obra coletiva onde as mãos se tornaram pincéis que imprimiam as tintas da natureza.

Na Biblioteca alunos e pais poderiam ter um momento de relaxamento e desligamento do automatismo contemporâneo. Foi o Mindfulness, ministrado pela professora de Yoga, Danielly Lemos. Ela conta: “O excesso de informações colapsa corpo e mente. Esvaziar a cabeça é necessário e ajuda na concentração e foco”.

Sob o tempero do sol, com pedrinhas de diferentes tipos, o espaço perto do Brinquedão se tornou lugar de experiência sensorial. O que cabe no Jardim, do Jardim 3 tinha como proposta uma experiência sensorial para sentir as pedrinhas com as mãos e fazer construções de argila. O aluno Vicente Feijó, do Jardim 1, deixou voar a imaginação: “Estou fazendo um buracão e vou colocar pedra para ninguém cair. Aqui, fica uma praia”.

 No Jardim 1, o bem-estar foi foco da atividade corpo a corpo que convidou as famílias a integrar mente e corpo em exercícios de alongamento, força e relaxamento.

O reconhecimento das partes do corpo e a higiene foram o mote da atividade Linguagem do corpo, do Maternal. Com grandes bonecos de papel, os alunos reconheciam cabeça, pernas, braços, pés. Depois de montada a boneca, os pequenos davam banho nela utilizando material reciclado em uma sustentável e divertida proposta.

No Brincando e Tateando, organizado pela equipe de Educação Física da escola, pais e alunos foram divididos em times em um pique-bandeira que brincava com os sentidos. Era preciso descobrir através do tato o conteúdo de 3 baldes para ganhar a disputa.

 No Costurando Cantigas, do 4º ano, os próprios alunos viraram roteiristas e atores e mudaram as histórias dos contos de fada em um resgate sensível das cantigas populares da infância.

No 5º ano, os alunos trouxeram os estudos que estão fazendo sobre a Semente da Paixão, de Borborema, para o Semeie amor, por favor. Com foco na agricultura familiar e do pequeno produtor, as crianças apresentaram os benefícios da natureza para a saúde, fazendo mosaicos e aromaterapia.