Salvaguarda: o compromisso da proteção
07/12/2018

O 1º Encontro de Boas Práticas em Proteção à Criança tornou o Teatro GayLussac palco de uma experiência de diálogo e parceria entre escolas e entidades públicas de proteção à criança. Compunham a mesa Ana Cristina Macedo, promotora da vara de infância e juventude do Ministério Público, Rita Macario, presidente do Conselho Tutelar; Mônica Alves, da Delegacia de Proteção à Criança e Daniel Welbert, advogado especializado em direito educacional. O bate-papo foi mediado pela nossa psicóloga escolar Ana Lúcia Garcia de Freitas.

Nosso Líder de Salvaguarda e Gerente Pedagógico, Jose Antonio Júnior, explica: “O objetivo é dividir a experiência de trabalho em relação às Políticas de Salvaguarda com outras escolas e instituições, para que, em rede, possamos proteger nossas crianças. Acreditamos que a legislação brasileira é muito reativa e a salvaguarda é uma proposta de ação, é preventiva também. Mas em ambas a criança aparece como sujeito de direito”.

Ana Cristina nota: “Ainda existe muito preconceito com relação à intervenção do MP, sobretudo nas famílias mais abastadas. Por isso, esse espaço de diálogo que o GayLussac está abrindo é essencial. Estou muito satisfeita de estar aqui”.

O evento teve participação não apenas da equipe pedagógica do GayLussac, mas de outras escolas privadas de Niterói e de representantes de nossa escola-irmã, a PlayPen Bilingual Education, que vieram de São Paulo para prestigiar o evento.