Representatividade em aula
06/04/2016

O funcionamento de uma sociedade democrática deve ser exposto e trabalhado com os alunos desde pequenos. Além disso, a cidadania é uma prática que vale ser incentivada entre as turmas, para que todos vivenciem importantes valores, como responsabilidade e representatividade. Com objetivo de englobar esses saberes de forma integrada à rotina escolar, o GayLussac promove o Projeto Aluno Representante para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

Os alunos que desejem se candidatar a representantes passarão por uma processo eleitoral interno, com voto secreto  individual. Os dois alunos mais votados serão responsáveis por fazer a ponte entre a turma e a escola e, dessa forma, expor problemas, anseios e soluções visando um ano letivo proveitoso. Para que o acompanhamento seja mais preciso, são feitas reuniões mensais com os representantes e a Equipe de Psicologia da escola.

Os representantes da turma 5T3, Bernardo Accetta e Maria Eduarda Albernaz, mostram suas expectativas: “No ano passado já sabíamos sobre o projeto de ser aluno representante e tínhamos interesse em representar a turma”.

As alunas mais velhas, Nicole Taylor e Ana Luiza Cerqueira, da 1ª série do Ensino Médio, mostram que já assumiram uma postura de representatividade: “O representante não é uma pessoa, mas uma união de todos os alunos, podemos dizer que nós somos a expressão da turma”. E completam: “O papel que assumimos é muito importante porque mostramos a visão interna da sala e, assim, podemos apontar algumas coisas que a escola não vê e trabalhar para a melhora da convivência”.

Resultado Aluno representante