Todos os anos os alunos recebem suas agendas da escola em caixinhas de papelão, que em geral são descartadas. Em sintonia com ideias sustentáveis como reciclagem e reutilização, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental reaproveitaram o papelão para o tema que estavam estudando. O pontapé inicial aconteceu nas aulas de Ciências, através do aprendizado de responsabilidade ambiental e ecologia.
A 3T1 aproveitou o filme Universidade Monstros para se inspirar. A professora Sabrina Nogueira explica que o filme foi usado para discutir o acolhimento e o respeito às diferenças. Thiago Féres e Isabela Filgueiras contam: “A gente reutilizou as caixas para não jogar fora e tivemos muitas ideias porque vimos o filme Universidade Monstros. Fizemos vários muito diferentes, pegamos o dente de vampiro, o rabo da cobra e fomos juntando tudo pra fazer o nosso monstro com desenhos e colagens”.
Já a 3T3, fez um resgate histórico das carrancas. A turma explica: “As carrancas eram usadas pelo povo ribeirinho para chamar atenção de todos para o comércio, mas depois virou uma lenda que elas traziam sorte para a pescaria e espantavam os maus espíritos!”. Ao entender o que esses amuletos significavam para a população ribeirinha, os alunos confeccionaram as carrancas e as deixaram expostas, representando um patrimônio cultural brasileiro. Ainda completaram: “Quanto mais feia a carranca, melhor ela é”.