Proteção e Criticidade
23/06/2016

A formação de uma cidadania consciente deve começar cedo. A adolescência é um período de aquisição de valores morais e, por isso, o GayLussac promove ao longo dos anos um Ciclo de Palestras com temas de interesse para a idade. É comum que os assuntos debatidos sejam atuais e que haja sempre uma contextualização com a atualidade. Dessa vez não foi diferentes e os temas escolhidos foram: “Álcool e outras drogas: prazer e consequências; uma visão médica” e “Educação Sexual”.

A psicóloga do 7º ano ao Ensino Médio, Jaqueline Eckstein explica: “As duas palestras fazem parte de um projeto para propiciar um espírito crítico que contribui para o exercício da cidadania. No caso da palestra sobre sexualidade, tivemos a preocupação de colocar o aluno como protagonista, com a participação ativa deles através de perguntas e um deles compondo a mesa. Com relação a questão do álcool e outras drogas, trata-se de semear saberes que instiguem escolhas conscientes”.

As temáticas estão em sintonia com a política de Salvaguarda, já que cria a possibilidade de discutir com os alunos comportamentos de risco e proteção através da aquisição de conhecimentos sobre o assunto.

O debate sobre álcool e drogas foi comandado pelo médico Frederico Vasconcelos.  As alunas Louise Campelo, Ana Clara Mendes e Isabella Vilas Bôas afirmam: “Uma palestra com um tema desses é importante porque gera uma aproximação entre a escola e o aluno, já que é uma vivência presente no nosso cotidiano”.

O debate sobre sexualidade revela que este tema ainda é um tabu. É o que contam as alunas Rafaela Falcão, Paula Felix e Bruna Giglio, “O colégio é o lugar para debate e, infelizmente, para muitas pessoas esse assunto ainda incomoda. No começo da palestra alguns ficam intimidados, mas é importante falar sobre tudo, inclusive sexualidade na escola”.