No movimento das águas
20/09/2019

De onde vem a água que bebemos? Para onde ela vai? Ela vem da chuva? Essas foram as perguntas que nortearam o Clube de Pesquisa da turma J3T1, “No movimento das águas”. Assim, em agosto, os alunos construíram uma maquete para compreender o fluxo da água que chega e sai de suas casas e convidaram Cláudio Abduche, pai do aluno Bernardo e Diretor da Águas de Niterói, para dar uma palestra sobre o desperdício, a utilidade e a poluição das águas do planeta.

Para a professora da turma, Paula Moreira, a descoberta dos alunos de que a água que chega em suas casas é paga fortaleceu o cuidado já existente com o desperdício. A turma conta: “Eu gostei de ele vir falar com a gente como a água chega a nossa casa. A gente achava que o esgoto fosse para o lago e para o mar, mas ele vai para o tratamento. A água do rio é limpa e, depois do tratamento, ela também pode ir para a nossa casa”

Paula explica: “Ter o Clube de Pesquisa como trabalho na Educação Infantil é de suma importância na construção do vínculo das crianças com o aprendizado, investigando seus interesses e valorizando suas vivências. As propostas são articuladas de maneira que as perguntas, hipóteses e teorias colocam os alunos no centro da construção do conhecimento e dão significado para o que estão aprendendo de maneira coletiva”.