Fair play, formação de lideranças, trabalho em equipe… as Olimpíadas Escolares são uma oportunidade de vivenciar a prática esportiva e a formação de valores, como união e diversidade. Em 2017, os alunos participaram de diversas atividades de integração que vão ao encontro do espírito olímpico, premiando a participação, a superação e o respeito.
As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio tiveram um sábado de muita torcida e integração. Divididos em 3 times, competiram em nome de continentes participantes das Olimpíadas Mundiais! Os jogos foram diversos, desde os mais tradicionais, como handebol, futebol e basquete, até os mais variados, como goal ball, revezamento com barra e com bastão e resgate. A novidade este ano foi o basquete misto, em que a partida começava com o time masculino e trocava para o feminino.
As alunas da 1ª Série do Ensino médio, Giulia Klein, Giovanna Gouvêa e Catarine Romeiro, contam: “Gostamos muito das Olimpíadas. A nossa turma ganhou o handebol porque muita gente gosta de jogar e faz parte da Equipe. Além disso, a animação do pessoal foi muito grande”. O espírito de equipe é muito importante para a competição e principalmente nos jogos cooperativos como o handebol. A aluna da 6M2, Maria Luiza Manzini, afirma: “O handebol foi muito interessante, interagimos muito em campo”.
Entre todos os modos de se pontuar na competição, também há a torcida, que deve ser animada e respeitosa, e o Fair Play, também conhecido como Jogo Limpo. Os atletas devem respeitar as regras e ter espírito competitivo. A torcida era composta de diversos públicos, como conta o aluno Pedro Guerreiro da 6M1: “Alguns pais vieram torcer junto, eu quase fiquei rouco na torcida do handebol feminino, mas foi muito divertido”. O aluno Cosme Neto, da 7M3, completa: “A torcida nos deu motivação”.
Os resultados das Olimpíadas ainda renderam frutos nas aulas de matemática. Com todas as pontuações feitas pelos times, a professora Dulcinéia inseriu o conceito de estatística nas aulas com os alunos do 6º ano!