Quando a infância ocupa a cidade
26/11/2021

Exposição Ocupação Criança revela potência criativa da infância no MAC

“É preciso uma cidade inteira para educar uma criança”. A frase inspirada em um provérbio africano foi o pontapé inicial para a Ocupação Criança, um final de semana (27 e 28 de novembro) em que o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi ocupado pela potência criativa da infância, com produções artísticas dos nossos alunos do Jardim ao 3º ano do Ensino Fundamental. A exposição convidou os presentes a trilharem um percurso delicado de ver o mundo sob as lentes das crianças.

De reproduções inspiradas em Auguste Rodin, Escher e Adriana Varejão ao estudo de texturas, cores e sabores vindos da natureza com tintas naturais; de obras inspiradas na metamorfose da borboleta à observação do universo das abelhas ou das formas delineadas pelas nuvens no céu… a exposição revelava o poder de uma educação significativa e a transformação que nasce quando a cidade acolhe a infância.

Além da rica exposição, todas as crianças presentes foram convidadas a participar de atividades especialmente pensadas para ocupar o espaço com a infância. As professoras Cláudia Barros e Milena Matta ofereceram uma oficina de musicalização com xilofones Orff; a professora e contadora Andrea Ferrassoli envolveu todos em uma contação de histórias; Lívia Lemos preparou um circuito psicomotor e Laura Seixas preparou um alongamento relaxante para os pequenos.

 

“A ocupação é uma iniciativa que reforça o poder das crianças e da infância que precisa ser vivida em sua plenitude. E ocupar um espaço público cultural de nossa cidade, podendo beneficiar a todos é sensacional”, explica Graça Regent, Vice-Diretora da Unidade Jardim

 

O GayLussac acredita na cultura e a vivência no museu é algo que já faz parte do nosso cotidiano. Você pode saber mais sobre isso neste link.

Veja outra ação no MAC realizada pelo GayLussac aqui.