Muito Antes de Nascer
21/05/2019

O mundo onde as crianças vive se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Quando o ano letivo começa, as professoras procuram ficar atentas a essas curiosidades pois delas podem nascer o objeto de estudo dos Clubes de Pesquisa. Este ano o tema da turma J2T4 surgiu nas primeiras semanas com a gravidez da professora Karen Souza: “Tem um bebê aí dentro?”, “Como ele faz para comer?”, “Ele faz xixi?”, “Ele chora?”. Por isso, em maio, os pequenos exploradores participaram de uma palestra com a obstetra Thays Jurgio, para descobrir como é a vida do bebê ainda na barriga e os processos da chegada dele ao mundo.

Em um ambiente de consultório criado no salão do Jardim, os alunos puderam ouvir os batimentos cardíacos de Bernard, através do aparelho trazido pela médica, e tirar as suas dúvidas de como ele se sentia lá dentro, no útero: “Será que Bernard sente frio?”, “Se ele chorar a gente vai ouvir?”, “Com quem será que ele vai se parecer?”, “Por que ele não sai logo daí?”, “Ele chutou a minha mão, será que ele está dançando?”.

Para a professora da turma, Márcia Elen, a curiosidade está sendo um tempero essencial para a pesquisa. Ela conta: “Abordar temas tão pertinentes ao nascimento do ser humano proporciona a oportunidade de desenvolvimento das memórias afetivas, trazidas por esse universo significativo para eles”.

Além do nascimento, os alunos irão aprender sobre cuidados com a higiene, alimentação e afeto, fazendo relação com seu crescimento e oportunizando o tema para a descoberta de si mesmo, com maior consciência, através da sua própria linha do tempo.

O projeto desenvolvido pela turma, alia-se também ao objetivo “Saúde e Bem-estar” da Agenda 2030, da ONU.