Matemática na vida real
25/10/2018

Tornar o objeto de estudo tangível é tornar a aprendizagem possível. Fazer com que o aluno aplique em seu dia a dia os conteúdos vistos em sala, é permitir que esse conhecimento ganhe sentido. Por isso, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram envolvidos pelo professor de Matemática, Marcelo Soares, no projeto Estatística, que instigou uma aprendizagem em que teoria e prática andaram lado a lado. Após colherem os dados das turmas no Teste de Impulsão Vertical, realizado na quadra da escola pelo professor de Educação Física, Darlan Campos, em agosto, os alunos fizeram a organização e classificação das informações para análises estatísticas sobre o desenvolvimento físico dos colegas.

Em sala, os alunos separaram os dados em brutos, quantitativos e qualitativos, classificando-os nas análises absoluta e relativa, verificando se algum aluno possuía alguma indicação de problema muscular. Marcelo Soares explica: “Além de trabalhar o conceito de média aritmética e ensiná-los a montar gráficos e tabelas a partir de dados estatísticos, a atividade tem como objetivo mostrar para o aluno que a estatística está em todo o lugar”.

O aluno João Guilherme Leal finaliza: “Aprender matemática desse jeito é muito mais fácil”.