Matemática de um lar
14/07/2017

A realidade econômica das famílias brasileiras é tão diversa quanto a desigualdade social característica do País. Quanto se ganha e quanto se gasta depende do formato da família em questão, da renda familiar, do número de filhos. É sobre isso que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental estão aprendendo nas aulas de Matemática, em que foram apresentados aos conceitos da Economia Doméstica a partir do uso do programa Excel.

Depois de sortearem o número de filhos e as profissões das famílias a representar, os alunos começaram os cálculos nas aulas de Matemática com a professora Dulce Nunes. Os alunos pesquisaram valores, gastos e custos e aprenderam a fazer planilhas de Excel para controle dos gastos, no laboratório de informática com o professor Cícero Augusto. Em dupla, eles simularam esses gastos de acordo com a receita do casal sorteado. Dulce explica: “Além de ser um trabalho matemático, ele tem a potencialidade de ensinar muito sobre a realidade das famílias do Brasil”.

A aluna Maria Clara Miranda, da 6M2, conta sobre o trabalho: “Eu e minha dupla tiramos um casal com dois filhos e eles eram técnico de enfermagem e motorista. Foi legal que eu primeiro perguntei ao meu pai sobre como é o gasto na nossa casa e depois fiz a planilha do casal que sorteamos”. A aluna Maria Fernanda Chianello, da 6M3, completa: “Acho isso muito bom porque quando crescermos já vamos saber como fazer esse cálculo e planejar o quanto podemos gastar a partir do quanto a gente ganha”.