Momento histórico de celebrar as artes cênicas!
06/11/2023

Após o encerramento do 1º Festival de Teatro Musical, sediado no Teatro Gaylussac, lançamos o livro “Teatro GayLussac – uma história a ser contada” – uma homenagem aos 42 anos de arte cênica, shows e espetáculos que foram nele colocados em cena. Dentre os presentes, professores, alunos, famílias e amigos, incluindo figuras como Marcello Caridade, Maninha Cerrone – uma das principais artistas de Niterói – Alexandre Santini, Secretário das Culturas e Christa Grael, primeira dama da cidade. Iandara dos Santos e Manoel Francisco, fundadores da escola, também estiveram presentes.
 

“Somos um teatro dentro de uma escola e isso é muito significativo – só a existência do espaço representa uma mensagem forte para a formação dos nossos alunos. Após visitar escolas internacionais, com a incorporação do GayLussac ao grupo Cognita, percebemos que é preciso trazer como inspiração um ensino mais profundo das artes ao Brasil”, explica Luiza Sassi, Diretora Geral, na abertura do evento.

 
A Vice-Diretora Pedagógica, Renata Pestana, e a Vice-Diretora da Unidade Jardim, Maria das Graças Regent, continuaram a cerimônia com a leitura de alguns trechos do livro. Alegretto, o palhacinho mais amado do GayLussac, esteve presente para prestigiar sua criadora, Iandara dos Santos.

O Secretário das Culturas, Alexandre Santini explica: “O papel do Estado como fomentador das culturas é algo inegociável, mas é muito importante que junto a isso, exista em Niterói um setor privado comprometido com desenvolvimento cultural – isso demonstra que temos uma sociedade forte”. Já o Diretor Teatral Marcello Caridade observa: “Esse é um espaço que me fez nascer como autor/ator. Vejo esse lugar com uma grande potência para formação de plateia em nossa cidade”.

Após a cerimônia e da leitura pública de trechos do livro, os convidados foram recebidos na Expansão do Jardim para um coquetel.