Inglês de Excelência!
06/11/2023

Com mais de 20 anos de experiência, o Projeto Bilíngue 4ever segue o Fieldwork Education, programa educacional presente em mais de 90 países, 1000 escolas em todo o mundo e atende mais de 15 mil professores, oferecendo formação permanente e oportunidade de trocas de experiências, por mais de 30 anos. Dentro dele, o GayLussac adotou dois currículos: o IEYC – International Early Years Curriculum – para crianças de 2 a 5 anos e o IPC – International Primary Curriculum, para alunos entre 5 e 11 anos, resultando no oferecimento de um Inglês de excelência para os estudantes.

“A escolha do IEYC e IPC se deu pelo fato de que ele está centrado na criança e em seus cuidados. Todos os planejamentos são especialmente desenhados para ‘capturar’ a curiosidade nata dos alunos, o que faz com que eles se concentrem, se envolvam, desenvolvam habilidades sociais, façam conexões com o dia a dia deles e possam, dessa forma, desenvolver outras áreas do conhecimento”, explica a coordenadora do Projeto Bilíngue, Valéria Barros. “Outro aspecto importante dos currículos é que, por serem internacionais eles são flexíveis, demostrando respeito a cultura/identidade local. Os currículos são baseados em pesquisa e investigação, o que desenvolve a reflexão, o pensamento crítico, a autonomia, tornando nossos alunos independent learners, despertando assim, princípios considerados essenciais para o desenvolvimento da criança”, completa. 

Hands on 

Todo início de projeto acontece como uma ‘grande explosão’ que tem como objetivo central despertar o interesse dos alunos para o tema e termina com a celebração do conhecimento, quando os alunos refletem sobre seus aprendizados, suas conquistas e oportunidades de desenvolvimento, assim como dividem suas descobertas. 

Personal Goals 

Todos os projetos dos currículos são estruturados de forma que os alunos desenvolvam habilidades que os tornem globalmente competentes. Os alunos são encorajados através das práticas diárias a serem mais colaborativos, respeitosos, comunicativos, investigativos dentre outros. 

Desta forma os alunos se prepararam para o futuro e atuam no presente como pessoas melhores que apreciam as diferenças. Além disso, podem ajudar sua própria comunidade e a outras porque eles aprendem a criar soluções a partir da reflexão e criação de hipóteses e assim eles fazem toda a diferença. 

Família 

A família é convocada a participar do processo individual de desenvolvimento dos seus filhos. Os pais sempre são informados sobre o tema a cada projeto que se inicia, oportunizando assim que eles próprios venham a escola e dividam seus conhecimentos, sempre que desejarem. 

Como o aprendizado não se encerra na sala de aula, dicas culturais, dentre outras, são oferecidas para que as famílias aproveitem, ampliem e celebrem o conhecimento com seus filhos. 

Avaliações 

Os alunos também são o centro das avaliações. A cada projeto eles são convidados a refletir sobre seus pontos fortes e aqueles que requerem maior atenção e esforço. 

I can teach I can learn  

Todos os alunos têm seus talentos únicos e são incentivados a colaborar com o aprendizado de seus colegas, minimizando assim a competitividade e valorizando a colaboração. 

Durante a Student-led Conference, os alunos apresentam para os seus familiares seus avanços e conquistas. 

Veja mais sobre a proposta pedagógica do Projeto Bilíngue clicando aqui ou assistindo esse vídeo.