Em junho, as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental foram envolvidas em uma atividade de simulação dos conflitos e negociações das relações internacionais. Trata-se do Fórum da ONU, que reuniu os alunos no Teatro GayLussac. Os alunos foram divididos em delegações, cujas opiniões muitas vezes divergiam, com o objetivo de convencer os outros países acerca de seus interesses pelo uso de discursos de influência. O Fórum é uma atividade que gera reflexão sobre temas contemporâneos e trabalha habilidades como a oratória e persuasão.
Ao todo foram realizados três debates, acerca dos temas: a crise da Venezuela e um novo pleito eleitoral; a construção de um forte anti-imigração entre a Sérvia e a Hungria e se a ONU deveria punir os países signatários de acordos ambientais que não estão cumprindo suas metas. Durante o processo de pesquisa para a realização da décima edição do Fórum, os alunos tiveram que acompanhar estatísticas, notícias e programas políticos das delegações que representavam, desenvolvendo também a autonomia, a liderança e o diálogo.
Esse ano tivemos a participação de mediadores muito especiais: alunos da 3ª série do Ensino Médio. A aluna Gabrielle Dytz conta: “O Fórum é o lugar em que eles aprendem a argumentar, a falar com segurança e a construir uma ideia consolidada. Ser mediadora e participar da experiência de outro lugar, me permitiu voltar ao meu tempo de Fórum, em 2016, e ver o quanto a experiência é enriquecedora”.
Após os debates, foram entregues os certificados de Melhor Discurso e Melhor Orador. O grupo vencedor, que representou a delegação do México, relembra: “O importante do projeto é aprendermos a como expressar uma ideia de maneira clara, educada, convincente e ponderada, pois nem sempre vamos poder trabalhar com o que gostamos. O prêmio é o resultado de todo esse trabalho e é muito bom sentir que foi bem feito”.