Conviver | Abril 2020
03/07/2020

Conectados

O processo educativo de uma criança é contínuo e no período de isolamento social é muito importante desenvolver atividades que façam pensar, sentir, se mexer e se expressar, aflorando ainda mais sua criatividade ao reinventar-se durante a nova rotina.

Rotina! Uma palavra tão mencionada na Educação Infantil…  É com a rotina que a criança se organiza, se permite, tem segurança nas suas ações pois já sabe o que a espera em cada etapa combinada, principalmente durante a rotina escolar. E é justamente a interrupção tão abrupta de nossas rotinas que nos traz a inquietação de ter que conviver com a incerteza. Os dias de trabalho e estudo em casa transformaram imediatamente a rotina de milhares de famílias, então como trazer leveza a este novo cenário? Um momento tão delicado como o que estamos vivendo desperta emoções inéditas, novas demandas… Home Work, Homescholing, incertezas e espera. É possível minimizar os efeitos colaterais?

Acreditamos nas cem linguagens das crianças e na sua capacidade de reinvenção e apropriação das mais diversas maneiras de se comunicar. A construção da criança como sujeito passa por processos de sociabilidade, de relação, de interação, mas também traz legitimidade às suas novas maneiras de atribuir significação ao mundo que lhe é ofertado. E o mundo que está disponível para todos hoje é esse mundo de novas conexões, novos modos de agir. O que nossas crianças estão elaborando disso tudo? Não é possível retirá-las e poupá-las dessa nova configuração, cabe aos adultos de sua convivência conduzir e trazer um ritmo para suas vidas.

A interação com os educadores, mesmo que virtual, é importante para que os vínculos sejam mantidos e o futuro retorno à rotina escolar seja feito de forma mais natural. O objetivo é conectar, jamais substituir! Lançar propostas onde as crianças busquem na memória referências do que já viveram na escola. Nutrir os laços de afeto, alimentar as relações tão valorosas estabelecidas em um ambiente que é só da criança, seu primeiro círculo relacional após a família. E vejam só… a família agora está literalmente dentro da escola, uma ligação sempre tão almejada: a parceria família-escola, o verdadeiro trabalho em equipe. E como toda equipe, contemplando as diferenças e respeitando as possibilidades, não se pode esquecer que o apoio das famílias é de uma natureza não pedagógica e cada criança está no seu ambiente e com os estímulos do seu ambiente.

Temos em nossas mãos o desafio de organizar o tempo das nossas crianças e para isso elas precisam de criatividade e inventividade.

“A criatividade não deve ser considerada uma faculdade mental separada, mas uma característica de nossa forma de pensar, conhecer e fazer escolhas. (Loris Malaguzzi)

E as crianças já são, naturalmente, detentoras dessa capacidade de não se apegarem excessivamente às suas próprias ideias, construindo e reinventando constantemente suas interações nas experiências diárias e nas suas relações.

O cotidiano é o principal conteúdo da infância e temos pela frente um novo cotidiano… Que possa ser leve, construtivo e criativo, trazendo novos frutos, diferentes sim, mas saudáveis para todos. Vai ficar tudo bem!

Christiane Pereira – Coordenadora do Grupo 1 ao Grupo Grupo 3 – Abril/2020