Descobertas históricas em Petrópolis
17/07/2018

No 5º ano do Ensino Fundamental, a disciplina de História aprofunda o conhecimento do Brasil Império. Os alunos são convidados a mergulhar no cotidiano da vida Imperial, estudando os personagens sociais e paisagens que fizeram parte da nossa trajetória. Dentro desse estudo, fizeram um tour guiado pela Cidade de Pedro, a imperial Petrópolis, visitando suas principais construções. O Museu Imperial, a casa da Princesa Isabel, a casa do colono, o Palácio de Cristal, a casa de Santos Dumont e a Catedral de São Pedro de Alcântara estavam no roteiro desse passeio repleto de aprendizagem.

Mônica Castro, professora da 5T2, explica: “Todo ano fazemos esse passeio e todo ano é diferente – e isso faz parte da magia da educação. Os alunos aprenderam em sala de aula e têm a oportunidade de concretizar esse aprendizado teórico com uma visita”.

Caio Leão, da 5T2, conta: “Quando olhamos ao redor e vemos as construções, a gente entende melhor a fala do guia e o que aprendemos em aula”. A aluna Luisa Ramscheid, da mesma turma, observou: “Visitamos a casa de Santos Dumont e tinha escadas estranhas. Também visitamos o Museu Imperial. Nem acredito que vi a coroa de D. Pedro II. Eles raramente tomavam banho, o que é nojento”. Já Helena Couto questiona: “Você sabia que na época imperial eles usavam potes ao invés de vasos?”.