Após colocar os seus primeiros alunos na competição rumo a uma exploração em Marte, em 2018, este ano o GayLussac lança mais dois alunos rumo à Hustville, Alabama – EUA, para mais uma competição na NASA Human Exploration Rover Challange. Leonardo Saint’ Claire, da 1ª série, e Alice do Amaral, da 2ª série, são os nossos viajantes espaciais eleitos e já se preparam para alçar voo. A competição é uma iniciativa do centro de pesquisa americano (NASA), que busca incentivar o surgimento de novas gerações que queiram explorar o espaço, expandindo seus conhecimentos e proporcionando novas experiências aos alunos.
Acompanhados da equipe The Myths Brazil, formada por um grupo de estudantes de Engenharia da UFF e do Orientador de Matemática, Ricardo Viz, os nossos alunos estão desde o dia 3 de janeiro aprendendo com eles sobre o projeto que ganhará asas em abril, em um circuito que irá simular a superfície das terras da Lua e de Marte. Para tal, eles estão construindo um Rover impulsionado à força humana, que no último ano ganhou o prêmio de Melhor Desing de veículo extraterrestre. Alice conta: “O meu sonho sempre foi poder trabalhar na NASA. Conforme vou aprendendo, me envolvo ainda mais com física e engenharia, que já me interessavam bastante. O projeto nos dá outra perspectiva”.
Além de participarem da construção e montagem das partes do veículo, os alunos aprendem sobre Excell avançado, mecânica de autos, produção de prototipagem eletrônica de hardware, elaboração de computação paramétrica (impressões de peças em 3D) e de programação de sites. Leonardo Saint’ Claire conta a experiência: “Nós pudemos ajudar na confecção das peças, aprendendo a utilizar algumas ferramentas, não só de corte e design, mas de programação também”, e finaliza: “Foi um ótimo trabalho em equipe. A experiência está sendo bem interessante, divertida e com muito aprendizado”.