Coral dos Pais para espantar os males
22/03/2018

Cantar para espantar os males faz parte de um antigo ditado popular. Além de aliviar o estresse da lida cotidiana, o canto coral contribui para aguçar a sensibilidade, aumentar o vínculo e estreitar os laços entre família e escola. Por isso, desde o ano de 2017, foi criado o Coral dos Pais, sob a batuta do nosso professor de Música Victor Salzeda, compositor, regente, arranjador, diretor e produtor musical, preparador vocal e formado em Licenciatura em Música pela UNIRIO.

O Coral já se apresentou uma vez, na inauguração da Expansão do GayLussac Jardim, com um belo repertório: Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento e João e Maria, de Chico Buarque. Victor explica: “Estamos praticando um repertório calcado em músicas brasileiras de cantores conhecidos, como Gilberto Gil, Milton e Chico. A turma é perseverante e unida e fazer parte do Coral trouxe a eles uma proximidade importante com escola, uma sensação de pertencimento maior. Já temos bons resultados em termos de afinação e timbre. O saldo tem sido positivo”.

A mãe dos alunos Pedro Lucas, do 5º ano e Ana Júlia do 3º ano, Marcela Ecobar, conta: “Para mim é uma oportunidade de vivenciarmos a música que é algo que eu gosto muito, podendo conciliar com o horário das crianças, unindo o útil ao agradável”. Já Roberta Barros, mãe do Lucas Aranha, do 9º ano, observa: “Acho que é uma maneira de incentivar uma relação com a escola que passa pela via do afeto, sem cobranças de notas ou reclamações. É muito gostoso e rico. Acho louvável da escola abrir esse campo de comunicação, esse espaço”.

Para os pais que ainda não se inscreveram, as duas deixam um recado: “Venham! Muitos acreditam que é necessário algum desempenho e a proposta não é essa. Vale à pena participar, são momentos divertidos em que todos aprendemos juntos”.