Ciências Humanas em Debate
06/11/2023

O Novo Ensino Médio tem como propostas o incentivo ao protagonismo dos alunos e a ampliação de seus conhecimentos. Assim, o Itinerário de Ciências Humanas teve encontros especiais.

O Itinerário de Humanas da 1ª série do Ensino Médio recebeu a visita de Rolande Fichberg, sobrevivente do Holocausto. Ela conversou com os alunos sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo, além de contar aos presentes como era a vida dos judeus refugiados e sua infância. Rolande, que vive hoje em Niterói, é autora do livro “O Moinho: revisitando a minha história”.

A aluna Anna Carolina, da 1M2, conta: “Conversar com ela me fez refletir muito. A história dela é muito difícil, mas ela permanece forte. Me senti muito inspirada por ela”. “Este contato foi muito importante para entendermos o passado e a história dela é extremamente comovente”, completa Manuela, da 1M4.

Já os alunos do Itinerário de Humanidades da 2ª série do Ensino Médio receberam a visita do professor Ricardo Oliveira, Coordenador do Curso de Relações Internacionais da PUC- Rio, acompanhado pelo secretariado do MIRIN – que simula uma assembleia da ONU, também promovido pela PUC.

Ricardo falou sobre a formação do internacionalista e das suas perspectivas de atuação no mercado de trabalho, respondendo às perguntas dos alunos. Além disso, o secretariado do XVII MIRIN promoveu duas simulações de assembleias da ONU com os alunos sobre os temas “Guerra do Ucrânia” e “Crise de Suez”.

“Nestas oficinas, nossos alunos apresentaram excelente participação, fruto das experiências desenvolvidas nas aulas de Introdução às Relações Internacionais, que ocorrem no Itinerário de Humanidades e em nossa simulação interna, que ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental, no Projeto Fórum”, explica o professor de História, Paulo Sias.

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio clicando aqui.