Caminhos de Trabalho 2019
18/12/2019

A jornada escolar é repleta de aprendizados. O saber deixa rastros, pegadas e impressões. Pensando nisso, o Caminho de Trabalhos trouxe aos pais uma imersão nas trajetórias trilhadas pelos seus filhos na escola. As apresentações no teatro mostraram, de forma lúdica e do jeitinho das crianças, os projetos que as turmas realizaram durante o ano, como o Por Um Mundo Melhor e o Jobs Day. Temas como a preservação da natureza, o afeto, a evolução da tecnologia e a História do Brasil Império fizeram parte dos espetáculos.

Para o 2º ano, o antigo e o moderno se encontraram em sala de aula. Envolvidos com a temática trabalhada durante todo o ano letivo, a série apresentou suas descobertas sobre a evolução dos meios de comunicação. Da carta ao Whatsapp, do peão ao game no tablet, os alunos declamaram poesias, fizeram apresentações musicais e demonstraram que com uma volta ao passado, se chega ao futuro. A professora Amanda Franco, da 2T2, explica: “Esse é um momento em que os alunos apresentam o que eles viram e aprenderam para as famílias de modo que elas participem de todas essas vivências”.

Já no 3º ano, o carteiro chegou! Com um ano marcado pelas profissões, os alunos escolheram aquela que, historicamente, tinha como ofício levar e trazer histórias.  Assim, as turmas divididas em grupo, encenaram uma dramatização em que cada carta contava um aprendizado vivenciado por elas. Os valores agregados em Por um mundo melhor e os gêneros aprendidos no Projeto Literário, permearam a apresentação. A professora Andréia Ferreira lembra: “Eles transformaram todo o trabalho em um trabalho artístico”.

Como conversar com o mundo? Recebendo os pais no Teatro GayLussac com uma bela cantoria e sinfonia de flautas, os alunos do 4º ano, alinhados ao conteúdo de Cidadania e Salvaguarda, trabalharam as relações e a dificuldade de lidarmos com os sentimentos. A professora da turma 4T2, Raquel Sarmet, comenta: “Quisemos provocar a reflexão de apesar da criança ser criança em todos os lugares, o que as diferenciava, as unia e qual o papel de cada uma delas no mundo”.

Por fim, Mini Master Chefinho, Metamorfose Ambulante e Mostra de Talentos, retornaram ao palco do Teatro GayLussac para o espetáculo apresentado pelo 5º ano, “Quem viveu quer contar”. Nele, os alunos presentaram toda a trajetória de formação vivenciada ao longo do Ensino Fundamental I, além de levantarem questionamentos críticos a questões sociais e ambientalistas, levando tanto aos alunos quanto aos familiares um momento de reflexão. A professora da turma 5T1, Mônica Castro, finaliza: “Com sutileza e leveza, as crianças mostraram que o 5º virou 6º”.