Brincadeiras Poéticas
31/08/2018

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Buscando diminuir a dificuldade e o medo na construção de poesias, a professora Gláucia Mourão, de Língua Portuguesa, e o professor Rodolfo Ferreira, de Educação Física, montaram a Estratégia Pedagógica interdisciplinar “Brincadeiras Poéticas”. Por meio de brincadeiras clássicas de roda, pique-pega e bola de gude, os alunos aprendem que fazer poesia é como brincar com palavras.

Um pedaço de papel e muita imaginação. Esses foram os instrumentos utilizados para a elaboração da Poesia Coletiva de cada turma, após as atividades em quadra. A professora Gláucia Mourão, explica: “Os alunos tinham dificuldade com poesia por não estarem habituados a esse tipo de leitura. Então, sorteamos palavras e fizemos a nossa grande poesia, com elementos do dia a dia deles. Queremos desconstruir a ideia de que poesia é difícil”.

Nathalia Sally conta: “A gente aprende com diversão, dá vontade de aprender assim sempre!”

Confira abaixo a poesia construída pela turma 6M1, Filosofia da Infância:

As histórias possuem asas

Para a imaginação

Falam de amizade e de felicidade

Espalhando pelo mundo a criatividade

É brincar com alegria e diversão

Fazendo as crianças pegarem o lápis de cor e desenharem capivaras, unicórnios e cachorros comendo pão

É estudar o extraordinário de cada um

É jogar a infância no papel