Biblioteca do Terror
29/10/2018

O lago dos Monstros, A Menina e o Vampiro e O fruto da figueira Velha, através de 7 ossos e uma maldição. Em outubro, esses contos instigaram a curiosidade e o anseio de leitura dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na Biblioteca Sylvia Orthof. Fantasmas, morcegos, teias de aranha e sons de raios adentravam as paredes da biblioteca, que foi ambientada assustadoramente para recebê-los e fasciná-los com histórias arrepiantes, introduzindo-os em um novo gênero.

A contação foi feita pelo bibliotecário Alexandre Salgueiro, idealizador da atividade, e pela estagiária Lorrane Rosa, que se caracterizou como “A Freira”. Imergindo os alunos nessa experiência, cada aventura literária foi pensada se adequando à faixa etária da série.

O bibliotecário Alexandre Salgueiro explica que o objetivo da atividade é desmistificar ideias engessadas sobre contos de terror, estimulando os alunos a lerem gêneros que fujam do seu cotidiano. Ele conta: “O que a gente quer mostrar é que o terror também é o suspense, o não saber o que vai acontecer, podendo se surpreender com o final”.

Ao final os alunos escolheram um livro para ler em casa de uma forma diferente, participaram de um sorteio na caixa misteriosa somente com livros do gênero terror e suspense. A aluna Natália Matos conta a experiência: “Eu gostei da história de hoje, porque eu nunca tinha lido uma história de terror antes”.