Ao infinito e além!
15/10/2018

Muito aprendizado e experiência é o que compõe a interdisciplinaridade entre as matérias de Física e Matemática, na construção e lançamento de um foguete, em agosto, na praia de São Francisco. Os alunos da Segunda Série do Ensino Médio participaram do lançamento e levaram um mês para construir a nave, que foi feita com garrafa PET. Nessa experiência, os alunos foram divididos em 4 grupos por turma e foram acompanhados pelos professores Ricardo Viz, de Matemática, e Sandro Monteiro e Renata Cordeiro, de Física.

O máximo de altura alcançada e o ângulo de curvatura após lançamento, foram pontos observados e calculados pelos alunos. Com a ajuda de uma câmera e de um teodolito, clássico instrumento para medidas de angulação, em uma versão construída pelos alunos, as fórmulas matemáticas e teorias físicas saíram de sala para adentrar a vivência cotidiana.

O professor de Matemática, Ricardo Viz, explica: “Sair do livro, da rotina do dia a dia, para o aluno saber aplicar na vida o que ele vê em sala de aula”.