Junto com o GayLussac Jardim, há mais de 40 anos surgiu o fantoche do palhacinho mais amado de toda a escola, o Alegretto. Sua música tema é cantada por gerações de alunos que tiveram suas infâncias marcadas pelo personagem repleto de histórias para contar e ensinamentos para os pequenos. Após a apresentação da peça A Cigarra e a Formiga, inspirada na fábula de Esopo, as turmas do Jardim 3 trabalharam a palavra “gentileza”. As crianças puderam refletir sobre a importância de ajudar o próximo e como essas atitudes mudam o mundo. Misturando o universo do lúdico e do aprendizado, do teatral e da constituição de valores, o Alegretto é sempre um sucesso conduzindo seu teatro de fantoches.
No início de todo ano, Alegretto recebe os alunos do Jardim com um espetáculo de boas-vindas e, desde então, continua os visitando durante todo o ano em apresentações mensais. As peças misturam entretenimento de qualidade e um aprendizado lúdico, sempre com temas relevantes para a formação consciente dos alunos.
Ana Carolina Andrade, mãe do aluno João Guilherme, conta que ela e o marido ficaram surpresos ao irem ao Hortifruti com o filho, pois ele deu uma “aula” sobre os alimentos e disse ter aprendido com o Alegretto o que faz bem para a saúde. Na peça “Surpresa em Hortópolis”, o Bruxo tenta enganar a todos sobre o que é a boa alimentação, mas Alegretto e sua turma não caem nas peripécias do vilão.
Depois das apresentações, os ensinamentos são reforçados em sala pelas professoras, dessa forma, nada é perdido e a exploração do tema em sala de aula completa o ciclo do aprendizado.