O estudo do contexto social da África, como forma de requalificar nossos olhares sobre a história, é muito importante em um país como o Brasil, constituído de diversas influências africanas. O Projeto As Áfricas nos Brasis foi pensado a partir da união entre as disciplinas de Geografia, com Mariane Biteti, Química, com Luiz Cláudio e Literatura, com Aline Bernar.
O trabalho começou com a pesquisa, da 1ª série do Ensino Médio, sobre as etnias africanas, que são muitas. Estudaram e cartografaram a Iorubá ou Nagô, Jeje, Fon, Ewê, Fanti-ashanti, Malê, Banto. Depois, procuraram entender as ecologias africanas, os modos de vida e o desenvolvimento ecológico sustentável. Apresentaram experiências e projetos no Brasil e nos países africanos que tem como objetivo pensar formas alternativas de desenvolvimento ou de contexto social.
Nas aulas de Literatura, após a leitura de contos africanos, confeccionaram máscaras africanas em argila, com muitas cores e texturas e pintaram os rostos para fotografias, expostas no cordel de fotos. Fizeram também um cartaz que representa o conto “Mabata Bata”, de Mia Couto. As alunas Giovanna Faitanin e Júlia Pitombo contam: “É muito legal estudar sobre a África, porque podemos entender melhor a realidade desses países. A atividade com máscaras e cartazes é muito boa porque, além de entender melhor a história, a gente tem um momento mais prático e dinâmico em sala”.