A Matemática da Yoga
16/12/2016

A presença do lúdico e do prático no ensino escolar possibilita uma visão ampla do estudo. Assim, o aprendizado da Geometria se tornou mais efetivo para alunos do 6º, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental através de uma atividade proposta pelo professor de Educação Física, Darlan Campos, em parceria com a professora Adriana Di Candia, durante a Semana de Matemática. A riqueza da atividade foi tamanha que Darlan está produzindo um artigo acadêmico com o trabalho.

No artigo, o professor apontou a importância de um ensino interdisciplinar que valorize todas as áreas de conhecimento. De acordo com a experiência que os alunos tiveram, foi realizado, além do aprendizado da geometria corporal, um desenvolvimento tanto motor quanto matemático. “Capacidades físicas de flexibilidade, força, equilíbrio e resistência, com graus de dificuldade variados também fazem parte deste trabalho” expõe Darlan.

A vivência do trabalho incluiu a execução prática de posturas de Yoga com o objetivo de visualizar no plano real o desenvolvimento de ângulos, posições e a marcação dos mesmos. A prática está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicológico, e como estratégia pedagógica e interdisciplinar, percebeu-se uma melhoria na concentração, da valorização do movimento corporal consciente e do meio que os cerca.

 

Darlan acredita que conectar outras áreas do conhecimento à matemática qualifica o aprendizado: “A Geometria sempre foi considerada um tabu dentro da sala de aula. Essa interdisciplinaridade capacita o aluno a ter uma visão mais ampla e íntegra, resgatando a Matemática do abstrato para o mundo concreto”.

 

A introdução de novas formas de aprendizado na Educação Física e a parceria entre conteúdos são novas formas de abordagem que muito agradam os alunos. Acreditamos que iniciativas como essa podem desenvolver diferentes aspectos educativos, cognitivos, psicossociais e psicomotores para as crianças.

 

Parabéns, professor Darlan, pelo belo trabalho!