No 6º ano do Ensino Fundamental os alunos são apresentados a uma disciplina completamente nova: Contextos Transdiscicplinares. Trata-se de uma matéria que mistura discussões de filosofia e sociologia, promovendo debates e o primeiro contato com o pensamento de grandes pensadores. Desde o início do ano letivo os alunos estão descobrindo as diferenças entre a mitologia e filosofia e adentraram no pensamento de um pré-socrático em especial: Heráclito.
A professora Priscila Aquino explica a atividade que engajou o 6º ano em debates e demonstrações: “Conhecemos o pensamento do filósofo de que tudo no mundo muda e de que não seria possível entrar duas vezes no mesmo rio. Heráclito também pensava que o mundo é um eterno conflito entre opostos: não existiria bem se não existisse mal”. A partir daí, a turma foi dividida em duplas e trios, discutindo e depois argumentando se concordava ou discordava do filósofo.
Os alunos demonstraram com encenações ou reflexões. Os alunos da 6M3, Antônio Vita, e Gabriel Fernando e Leonardo Perez, por exemplo, escreveram um texto de defesa de suas ideias, debatendo com o grande filósofo:
“Porque existe o bem, se não existisse o mal?
Porque a mágoa, se não existisse bondade?
Porque a religião, se a ciência já explica a origem da Terra?
Porque países e não uma só sociedade mundial?
Porque comunismo, se os trabalhadores não ficarem revoltados com o capitalismo?
O que vem depois da morte? Há muitas teorias.
Os seres humanos são diferentes e cada um tem sua opinião”.