Dos dias 05 a 09 de setembro, nossos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram da Semana de Humanidades, que teve como tema o bicentenário da Independência do Brasil. A semana foi marcada por palestras, oficinas, aulas-passeio e muita reflexão sobre a formação do Estado Brasileiro após 200 anos.
Os alunos foram envolvidos em atividades como a palestra “Cultura e Línguas Indígenas”, com a profª. drª. Nathalie Vlcek, o 6º ano visitou o Museu da Imigração, na Ilha das Flores; o tour pela Avenida Litorânea; a confecção do mural “Uma carta ao Velho Mundo” e o lançamento dos livros e bate-papo com as autoras: “O Príncipe Perfeito e a saúde do Reino: medicina e poder em Portugal no século XV (Professora Priscila Aquino) e “Enjaulados – escolha punitiva brasileira e perspectivas encarceradoras” (Professora Thamires Maria Alves).

As palestras “O conservadorismo no processo de Independência e na formação do Estado brasileiro”, com a prof.ª. drª. Luaia Rodrigues (UFF) e “Avanços e limites da Constituição de 1824”, com o prof.º drº. Wallace Corbo (FGV), instigaram os alunos a pensar sobre o processo de formação do Estado Nacional. A semana também contou com o cine debate “Notícias de uma guerra particular”, os jogos indígenas e a Fundação do Clube de História do Brasil.

Os alunos Cauê e Maria Teresa, da 1M1, contam:
“Participar da Semana de Humanidades tem sido muito interessante e, para nós, é muito importante dialogar sobre nossa própria História. É por meio dela que compreendemos melhor nosso presente e podemos evitar cometer os mesmos erros”.
O coordenador do Ensino Médio, Marcello Rangel, explica:
“O pensamento crítico e a análise da história de nosso país está em nosso DNA. Para nós, que somos uma escola de Vanguarda, fazer a Semana de Humanidades significa aprofundar-se em dois séculos, elaborando com os alunos tais reflexões e oferecendo protagonismo à juventude, que é o nosso propósito”.