1ª Semana de Humanidades
06/11/2023

Dos dias 05 a 09 de setembro, nossos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram da Semana de Humanidades, que teve como tema o bicentenário da Independência do Brasil. A semana foi marcada por palestras, oficinas, aulas-passeio e muita reflexão sobre a formação do Estado Brasileiro após 200 anos.

Os alunos foram envolvidos em atividades como a palestra “Cultura e Línguas Indígenas”, com a profª. drª. Nathalie Vlcek, o 6º ano visitou o Museu da Imigração, na Ilha das Flores; o tour pela Avenida Litorânea; a confecção do mural “Uma carta ao Velho Mundo” e o lançamento dos livros e bate-papo com as autoras: “O Príncipe Perfeito e a saúde do Reino: medicina e poder em Portugal no século XV (Professora Priscila Aquino) e “Enjaulados – escolha punitiva brasileira e perspectivas encarceradoras” (Professora Thamires Maria Alves).

Visita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Museu da Imigração, na Ilha das Flores.

As palestras “O conservadorismo no processo de Independência e na formação do Estado brasileiro”, com a prof.ª. drª. Luaia Rodrigues (UFF) e “Avanços e limites da Constituição de 1824”, com o prof.º drº. Wallace Corbo (FGV), instigaram os alunos a pensar sobre o processo de formação do Estado Nacional. A semana também contou com o cine debate “Notícias de uma guerra particular”, os jogos indígenas e a Fundação do Clube de História do Brasil.

Alunos do Ensino Médio no primeiro encontro do Clube de História do Brasil.

Os alunos Cauê e Maria Teresa, da 1M1, contam:

“Participar da Semana de Humanidades tem sido muito interessante e, para nós, é muito importante dialogar sobre nossa própria História. É por meio dela que compreendemos melhor nosso presente e podemos evitar cometer os mesmos erros”.

O coordenador do Ensino Médio, Marcello Rangel, explica:

“O pensamento crítico e a análise da história de nosso país está em nosso DNA. Para nós, que somos uma escola de Vanguarda, fazer a Semana de Humanidades significa aprofundar-se em dois séculos, elaborando com os alunos tais reflexões e oferecendo protagonismo à juventude, que é o nosso propósito”.