Bilíngue, Middle & High School

Um mundo de educação inspiradora

09/02

“Toda viagem destina-se a ultrapassar fronteiras”, dizia o sociólogo Otávio Ianni. Nossos viajantes do Programa Aprendizagem Sem Fronteiras puderam experimentar essa ruptura de barreiras não apenas na perspectiva pessoal, mas principalmente em seus olhares pedagógicos. O projeto, promovido pela Cognita-LATAM, levou um seleto grupo de funcionários e professores a fazer uma imersão acadêmica em nossas escolas-irmãs ao redor do mundo.

Assim, o professor Ricardo Viz foi para o Vietnã, as professoras Karla Faria, Susana Martinez e Paola Dias, para Barcelona e o nosso Gerente de TI, Marcos Souza, para Londres. Os cinco foram convidados a falar aos professores durante a Reciclagem 2018, compartilhando as experiências. Susana conta: “Há uma tendência do brasileiro de pensar que tudo o que vem de fora é melhor do que o que tem no Brasil. Mas não é verdade”, Viz complementa: “Aprendemos muito, mas os professores e coordenadores de lá ficaram muito admirados com os projetos desenvolvidos aqui na escola”.

Viz deu um exemplo de aproximação entre projetos: o nosso IVA Solidário tem muita proximidade com um projeto desenvolvido no Vietnã, onde os alunos vendem cookies durante o ano com objetivo de pagar cirurgias cardíacas para crianças.

Susana e Karla se impressionaram com a harmonia encontrada na grande diversidade da The British School of Barcelona. A escola possui ensino fundamental e médio e trabalha com aproximadamente 40 nacionalidades diferentes.  Elas contam: “Para que todos se entendam as aulas acontecem em inglês com segunda e terceira língua em espanhol e catalão. Foi legal observar que quando um aluno sente dificuldade com o novo idioma, o aluno nativo na língua logo se propõe em ajuda-lo! Dessa forma eles sempre trabalham juntos”.

A viagem encantou muito nosso time de viajantes, que voltou com muitas novidades na bagagem. Mas com certeza os projetos pedagógicos desenvolvidos pelo GayLussac também serviram de inspiração. Nas palavras do CEO LATAM, Josep Caubet, que esteve presente na Reciclagem, a Cognita busca trilhar esse desafio: mergulhar em um mundo de educação inspiradora.

COMPARTILHE

Email Whatsapp Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter

Acompanhe nossas redes sociais