Tom da Gente
26/05/2017

No dia 20 de maio (sábado), as famílias da Educação Infantil foram reunidas em torno da musicalidade marcante de Tom Jobim, homenageado no ano que completaria seu 90º aniversário. O Projeto Tom da Gente mergulhou nossas crianças na descoberta do maior expoente da bossa nova brasileira em um evento de integração entre família e escola. Tom foi revisitado em suas músicas e na paixão pela natureza que entoava em suas canções.

O evento foi o grande clímax de atividades cotidianas desenvolvidas desde março, promovendo o encontro de gerações através de um cânone da música brasileira. A professora de música, Cláudia Barros, explica: “O tema do projeto foi lançado em dezembro, em nossas reuniões de planejamento. Acreditamos que, pelo valor cultural e musical, a obra de Tom Jobim seja um patrimônio imaterial universal e nos vimos diante do desafio de trazer esse universo para as crianças do século XXI”. Alexandre Mangeon, professor de Música, completa: “O mote mobilizou muito os pais, e isso facilitou o envolvimento das crianças”.

Para cada série, uma música foi escolhida e trabalhada, e o repertório variado foi apresentado no Teatro GayLussac. Garota de Ipanema, por exemplo, foi cantada à capela e com o primeiro verso em Inglês pelos alunos do Jardim 3. O Jardim 1 fez uma dinâmica corporal em ziguezague e entoou o Samba do Avião para as famílias. Já o 1º ano fez uma peça percussiva, imitando a chuva, e cantou “Estrada do Sol”.

 

No Maternal, os alunos aprenderam músicas de acalanto tipicamente brasileiras e fizeram, com ajuda das professoras, bonecos de pano. Na apresentação, acalantaram os bonecos, depois os guardaram e se dirigiram aos colos de suas mães para cantar o clássico “Eu sei que vou te amar”.

 

Além das apresentações, todos participaram de atividades artísticas e lúdicas. Oficinas propostas pela Equipe de Artes convidavam a todos para se inspirar em Tom Jobim e produzir imagens de natureza. Em Inglês, os professores prepararam um Quiz sobre a vida do artista e havia, ainda, um espaço de experimentação livre, com uma mesa de luz para observação de diferentes elementos da natureza, tão apreciados por Tom Jobim quando caminhava pelo Jardim Botânico e compunha suas músicas.

 

Fechando o evento, as famílias e as crianças deixaram seus registros  através de desenhos feitos num enorme papel exposto na quadra. No Relato de Grupo do Jardim 2, a turma J2T1 conta um pouco como foi a atividade: “O evento da família foi muito legal! A gente dançou a música da cachorrinha. Colocamos a língua pra fora e balançamos o rabinho, imitando a cachorrinha. O Tom Jobim fez essa música para a cachorrinha dele”.