Significâncias da Infância
11/10/2017

Os movimentos infantis são repletos de poesia e a linguagem narrativa é um precioso laboratório que evoca novas linguagens expressivas, tornando visível a cultura da infância. Durante o evento Cognita LATAM os  professores e funcionários das escolas   visitantes foram convidados a passear pelos corredores do Jardim e observar uma exposição que deu foco no pensamento e  ação das  crianças. A mostra “Significâncias da Infância” trouxe um pouco de algumas atividades que foram desenvolvidas durante o ano, colorindo todo o prédio.

Segundo Graça Regent, Gerente Pedagógica  da Educação Infantil: “A mostra Significâncias da Infância  foi apenas  um fragmento do trabalho que buscamos desenvolver no dia a dia na escola, com a certeza de que jamais conseguiríamos registrar tudo que elas de fato são capazes de pensar e expressar”.

Na entrada, os visitantes se deparavam com a mostra A Arquitetura da Experiência, desenvolvida a partir da vivência que os alunos do 1º ano tiveram ao visitarem a  obra de expansão. Na parte interna da escola, os murais mostravam atividades ligadas à Natureza e Cultura, assim como uma projeção no salão denominado Espaço Natureza,  com investigações feitas pelos alunos do Jardim 3.

Outros murais continham fotos de Projetos como “Pais Narram” ou trabalhos de arte, com argila. No pátio da escola, estava presente o poema “Pé de Infância”, ligado às vivencias das crianças com o espaço verde.

A Professora de Artes Gabriela Veloso explica o objetivo dos trabalhos artísticos: “A proposta de ligar arte com a natureza é muito interessante para as crianças, porque cria um elo com a linguagem da infância. Buscamos trazer elementos como o contato com o barro e argila, a arte indígena, entre outros”.

As crianças precisam falar, elaborar suas teorias, aprender a contar e narrar as experiências cotidianas.  E preciso dar voz às crianças!