Projeto Biografia
25/09/2017

Determinadas pessoas através de suas ações, força, criatividade, vontade, transformaram o mundo em um lugar melhor. São indivíduos que inspiram e por isso mergulhar na descoberta de sua história é instigante e provocativo.  O Projeto Biografias, que aconteceu em setembro, é responsável por envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma pesquisa aprofundada sobre pessoas que são consideradas exemplos para as atuais e futuras gerações.

As disciplinas de Português e Produção Textual foram responsáveis por levar à frente este projeto, que tem como um dos objetivos ir na contramão do culto à celebridade, entendendo que a construção de cidadãos críticos e criativos é um ponto central da educação. A partir de muita pesquisa e envolvimento, os alunos apresentam seus biografados no Teatro GayLussac, para uma plateia de pais e responsáveis, mostrando a importância e contribuição destas personalidades para o mundo.

Steve Jobs, Mahatma Gandhi, Van Gogh, Papa Francisco, Pedro Bandeira, Zilda Arns, Mandela… O projeto foi desenvolvido a partir de sugestões dos alunos, com a orientação dos professores Gustavo Abreu, de Produção Textual, e Gláucia Mourão, de Português. Nas aulas de Língua Portuguesa, organizaram a apresentação oral e desenvolveram as questões mais técnicas, como os slides. Nas de Produção Textual, fizeram o texto depois de estudar o gênero textual biografia e suas características.

O aluno da 6M1, Bruno Trés, pesquisou sobre Monteiro Lobato e conta: “O projeto foi legal, precisamos nos esforçar em grupo para pesquisar e apresentar, mas aprendemos e descobrimos muitas coisas novas, não só sobre quem pesquisamos, mas com as apresentações que assistimos”.

A mãe do aluno João Pedro, Renata Botelho, relata: “Fiquei encantada com o Projeto Biografia do 6° ano, a articulação feita com os livros de literatura, a condução realizada pelos professores, o trabalho de pesquisa realizado e finalizando com a apresentação oral no Teatro! Quanto conhecimento envolvido! Parabéns aos alunos, professores e ao GayLussac!”