Educação Infantil

Clube de Pesquisa

06/12

A abordagem educacional de Reggio Emília, referência italiana em formação docente e Educação Infantil, é a inspiração para o Clube de Pesquisa, cuja perspectiva busca recriar o conhecimento, entendido como algo vivo, em constante movimento. O Projeto é desenvolvido há anos e incentiva os alunos da Educação Infantil a terem autonomia de pensar e pesquisar, podendo interferir no processo de investigação. O Clube busca tornar as crianças protagonistas de seus saberes.

Segundo a Gerente Pedagógica da Educação Infantil, Graça Regent: “O Clube de Pesquisa é o projeto mais significativo que temos na Educação Infantil. Possibilita a criança, desde muito pequena, adquirir conhecimentos multidisciplinares através de experimentações, expandindo a curiosidade que ela demonstra de forma nata”.

No Maternal, o trabalho desenvolvido foi sobre o fundo do mar e a mãe da Manuela, Gisele Gavazzoni, conta: “Ela desenvolveu uma curiosidade aguçada a tudo referente ao mar e levou para casa, envolvendo toda a família. Foi encantador ver a animação dela em apresentar e passar para frente o que aprendeu”.

O Jardim 1 apresentou uma peça teatral que percorreu os temas do Clube “Terra viva, viva Terra”. O aluno Victor Pena relata: “Na apresentação, eu fui a rocha e levantei ela lá no alto. A gente fez a rocha com jornal e pintou de cinza!”. Já o Jardim 2 estudou os diversos tipos de energia: do corpo, eólica, solar e da água. A partir de poesias e músicas, compartilharam os aprendizados com os espectadores. Ana Moreira é mãe das alunas Letícia e Lorena, do Jardim 2, e se encantou com a apresentação: “Achei que foi lindo vê-las envolvidas e falando disso em casa. Sentimos que o tema foi ensinado de forma tão lúdica que elas se divertiram a todo o momento aprendendo”.

O Jardim 3 contou com clubes distintos: “Movidos pelo Vento”, “Nas ondas do mar”, “Olhando para o céu” e “Coisinhas da terra”. As atividades foram muitas, como a produção de adubo com uma composteira, a visitação de espaços como o laboratório ou a praia para estudar o mar e a construção de um anemômetro, aparelho medidor de vento! Na Sala de Leitura, a professora Bolinha ensinou poesias relacionadas aos temas com cada turma e, no dia, apresentaram para os pais. Além disso, também apresentaram músicas e participaram de dinâmicas variadas.

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